Suscetibilidade do câncer em idosos

O envelhecimento natural provoca mudanças nas células e tornam os idosos as maiores vítimas da doença

O envelhecimento traz consigo uma série de problemas decorrentes da idade e o câncer é uma delas. Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) afirmam, que existem em todo o mundo pelo menos 100 tipos de variações da doença e os mais afetados, sem dúvida, são os idosos.

Uma pesquisa sobre a Prevalência de Diagnóstico e Tipos de Câncer em Idosos revelou, que pelo menos 70% dos casos ocorrem em pessoas acima de 65 anos.  Somente no Brasil, a incidência na terceira idade é de três a quatro vezes maior se comparado aos adultos em geral.

Mas afinal, o que causa suscetibilidade em pessoas mais velhas?

Há diversas razões para o aparecimento do câncer, porém, via de regra elas se enquadram em duas modalidades específicas. A primeira é a disposição genética e a segunda, é a exposição aos fatores de risco.

De acordo com dados do INCA, 80% a 90% dos casos estão associados aos fatores de risco, caracterizados por maus hábitos, estilo de vida nocivo e mudanças feitas pelo homem no meio ambiente. Já os fatores genéticos somam um percentual de 10% a 20%, sendo definidos pelos hormônios, condições imunológicas, hereditariedade e mutações genéticas.

Com os anos e com a perda da capacidade das células de se recuperar, o organismo fica mais suscetível ao desenvolvimento do câncer, sendo 11 vezes mais propenso em pessoas acima de 65 anos. Os tumores mais comuns são os de próstata nos homens e o de mama nas mulheres e acredita-se que por essas pessoas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco durante a vida, o câncer seja mais comum nesta fase. O que deve ser feito para tentar diminuir os riscos, é optar por um estilo de vida mais saudável.

Fugindo do câncer

Estudos mostram que 40% dos tumores são passíveis de prevenção. Mas para isso, é preciso promover uma transformação no estilo de vida através de cuidados e medidas saudáveis. Confira algumas dicas:

– Pratique atividade física regularmente;

– Mantenha uma alimentação saudável;

– Não fume;

– Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;

– Evite exposição ao sol entre 10h e 16h;

– Amamente! O aleitamento materno de seis meses a dois anos protege a mãe do câncer de mama;

– Faça exames regularmente;

Aderindo esses hábitos, o processo de envelhecimento celular acontece de forma mais lenta e o risco de desenvolver câncer na terceira idade se torna muito menor.