Cuidados essenciais para evitar a hipertensão

Apesar da hipertensão ser uma doença que atinge muitos brasileiros, principalmente idosos acima de 65 anos, os cuidados necessários para evitar e previnir nem sempre são adotados.
A hipertensão é responsável por vários problemas, como AVC, infarto, insuficiência renal e cardíaca, é possível manter o equilíbrio adotando boas práticas. Que tal uma mudança de atitude para uma vida mais plena e saudável?
1. Atividade física regular
Além dos benefícios em todos os aspectos, a regularidade dos exercícios reduz a pressão arterial devido a uma manutenção cada vez mais duradoura da vasodilatação e, também, à redução do peso corporal.
2. Redução do consumo de sal
Uma ótima alternativa é preparar os alimentos com temperos naturais e livres de sódio. Ervas finas, alho, orégano, pimenta, mostarda em pó, as opções para deixar as refeições deliciosas e mais saudáveis são várias. Você não precisa abrir mão do sabor para comer bem.
3 – Evite fumar
O tabagismo também está relacionado a problemas cardiovasculares e ao aumento da pressão. Além disso, potencializa a chance de o hipertenso sofrer um infarto.
4 – Redução no consumo de álcool
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas eleva a pressão arterial, aumentando a chance de um AVC ou infarto.
5 – Alimentação saudável
Evitar alimentos industrializados e embutidos é importante, uma vez que possuem alta taxa de sódio e gordura. Em contrapartida, verduras, legumes, carnes magras e cereais são bem-vindos.
A prevenção e controle da hipertensão está diretamente relacionada aos hábitos do dia a dia. Por isso, preste atenção no seu corpo e entenda o que ele está comunicando a você. Práticas saudáveis são sempre a escolha certa para uma vida melhor.