Vidalar

Só mais um site WordPress

Menu

Exercícios físicos para a terceira idade

exercicios melhor idade Quem disse que pessoas da terceira idade não podem adotar exercícios físicos na rotina? É importante destacar que essas práticas oferecem muitos benefícios, como alívio de dores, fortalecimento de músculos e articulações, evita aparecimento de lesões e também doenças crônicas, como diabetes ou pressão alta.

São várias opções, por isso selecionamos alguns exercícios para que você possa deixar o sedentarismo de lado. Recomendamos entre duas a três vezes na semana, mas é necessário conversar com seu médico sobre a modalidade e frequência antes de começar. Vamos lá.

Caminhadas

As caminhadas são ótimas para fortalecer os músculos, articulações e melhorar o ritmo cardíaco, além de promover convívio social. É importante deixar as costas e ombros retos e usar tênis com amortecimento. Comece com trajetos curtos e sempre faça alongamento para evitar lesões.

Natação

A natação é um dos melhores exercícios para idosos porque promove todos os benefícios sem provocar grandes impactos nas articulações e lesões, o que é muito prejudicial nesta idade. Ela alivia dores causadas pela artrite, evita perda óssea e diminui risco de doenças.

Andar de bicicleta

Ótima opção porque fortalece todas as articulações, especialmente as dos joelhos, tornozelos e quadril. Também contribui para os músculos das pernas e abdômen, diminui pressão arterial e alivia dores.

Alongamentos

Alongamentos são essenciais! Eles melhoram a flexibilidade, circulação sanguínea, amplitude dos movimentos, diminui a rigidez do corpo e te prepara para demais exercícios.

Yoga

Essa modalidade varia força e equilíbrio, melhorando a postura, estabilidade e flexibilidade do corpo. Ajuda a alongar, tonificar músculos e relaxar articulações.

Pilates

É um exercício completo quando se trata de benefícios: estimula circulação sanguínea, aumenta flexibilidade, força, coordenação dos movimentos, postura e alivia o estresse.

Depois dessas opções, fica difícil não escolher uma para fazer. Mas lembre-se, o idoso deve parar de praticar os exercícios ao sentir dores. Consulte o médico.