Dicas de Saúde

Nutricionista dá algumas dicas para não exagerar nos festejos

terça, 30 de dezembro de 2014

A ceia de Ano Novo, fortemente representada por uma fartura em que calorias e teores de gorduras não são exatamente controlados, leva as pessoas a caírem em tentação. No entanto, vale observar que o exagero somado ao maior consumo de álcool não só acarreta em gordurinhas difíceis de perder, como também pode sobrecarregar o organismo. Confira algumas dicas de como participar das refeições comemorativas de forma prazerosa e consciente.

Controle as porções - “Não é preciso fugir de todas as guloseimas, afinal é período de festas e precisamos comemorar”, afirma a nutricionista Simone Spadaro. Para manter o controle, o ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia da ceia, como um iogurte desnatado, frutas e alimentos integrais. “Isso ajudará no controle da compulsão alimentar por alimentos calóricos e gordurosos”, explica a nutricionista. Ao montar o prato, vale abusar das saladas e escolher pequenas quantidades de cada alimento preferencial, sem privação, nem exageros.

Desvie do álcool em excesso: Tradicionalmente, as refeições solenes costumam ser regadas a drinques, cervejas, champanhe, vinhos, entre outros tipos de bebidas alcoólicas. Além de arriscado para os motoristas, o álcool em excesso pode causar desidratação. Nesse caso, a receita para não prejudicar o organismo é beber com moderação, intercalar ou substituir o consumo com a ingestão de sucos e, principalmente, ingerir bastante água.

Pós-festa? Detox!: Famosas na atualidade, as dietas detox auxiliam na eliminação de toxinas acumuladas pelo excesso cometido entre Natal e Ano Novo, como abuso de gorduras e álcool. Em geral, as receitas são baseadas no consumo de frutas, hortaliças, sucos e chás com fibras e propriedades diuréticas e termogênicas. Porém, é preciso ter cautela na hora de aderir à prática. “Uma dieta detox rígida, na qual apenas a ingestão de líquidos é permitida, tem tempo médio de 1 a 2 dias”, alerta Simone.

Vidalar - Matriz Campo Grande
R. Manoel Inácio de Souza, 386 - Campo Grande/MS
Telefone: (67) 3382-8000 / 3044-8001/ 99277-6657

Vidalar - Filial Dourados
Rua Hayel Bon Faker, 3830, Sala 1 - Dourados/MS
Telefone: (67) 3421 0932