Vidalar

Só mais um site WordPress

Menu

Solidão em idosos: saiba como evitar

Existem várias formas de proporcionar qualidade de vida aos idosos e evitar o sentimento de solidão

A solidão na terceira idade gera muitas preocupações entre familiares e amigos, uma vez que pode ser responsável por potencializar o desenvolvimento de várias doenças, como demência, Parkinson, Alzheimer, ansiedade e depressão.

Pessoas próximas ao idoso devem se atentar ao problema para proporcionarem qualidade de vida, buscando alternativas para um cérebro em exercício e motivando interações sociais a fim de um envelhecimento saudável.

Dentre os fatores que contribuem para a solidão na terceira idade, está a diminuição das relações sociais, uma vez os mais velhos tendem a possuir um contato mais restrito. A aposentadoria, por exemplo, é a maior causa dessa reclusão.

Apesar da solidão fazer mal, é simples de evitá-la. A principal maneira é estimular a convivência social através de aulas de dança, cursos, visitas periódicas, conversas, bate-papos interessantes e participação em grupos para o mesmo público. Que tal adotar a tecnologia como grande aliada? Tudo isso irá oportunizar novas amizades, experiências, trocas de informações, conhecimento e lindas lembranças.

Além do corpo em movimento, a mente também precisa de exercícios para se manter ativa. A Vidalar, por exemplo, disponibiliza terapeutas ocupacionais que estimulam atividades cerebrais que aumentam a capacidade mentora. A prática traz inúmeros benefícios.

São várias as formas de passar por um envelhecimento saudável, por isso é importante que família e amigos busquem opções para fortalecer o sentimento de pertencimento por parte dos idosos.